domingo, 31 de outubro de 2010

Notas biográficas dos dez fazendeiros que assumiram a chefia da fundação de São Joaquim da Costa da Serra - JOAQUIM JOSÉ DE SOUZA


Por Ismênia Ribeiro Schneider
Publicado no Jornal Travessia em novembro de 2006


JOAQUIM JOSÉ DE SOUZA (1825-?):
Tesoureiro dos Trabalhos de Fundação

A principal função do Tesoureiro do Grupo Fundador, logo após o 1º de abril de 1873, foi gerir e aplicar os fundos arrecadados, em três atividades essenciais: o pagamento  do terreno destinado ao assentamento da Freguesia, comprado à Família Cavalheiro do Amaral; a construção de uma capela que permitisse o quanto antes o início das atividades religiosas junto à população desassistida, e o pagamento de todos os procedimentos jurídicos necessários à consolidação da póvoa que estava sendo fundada.
 Joaquim José de Souza, 48 anos, fazendeiro, domiciliado no lugar denominado “Cadete”, que fazia parte da Fazenda Bom Sucesso, em poder de sua família desde 1828, era filho de Manoel Rodrigues de Souza e Anna Maria de Lima, e neto de Matheos José de Souza e Clara Maria de Athayde, os fundadores da Família “Souza” em Santa Catarina, onde compraram e se domiciliaram na “Fazenda do Socorro,”na hoje região de Bom Jardim. Joaquim José de Souza casou-se com a prima-irmã, MARIA BENTA DE SALDANHA (1826-1857),  filha de João de Silva Ribeiro (1787 – 1868) e de Maria Benta de Souza (1790-1857), que era irmã de Manoel Rodrigues de Souza, como dito acima, pai de Joaquim José.  Há poucos registros sobre a família e a vida do  primeiro Tesoureiro. Até agora temos notícia de apenas dois filhos:

     1-     POLICARPO ?
2-     JOSÉ JOAQUIM DE SOUZA (1847-1925), conhecido como “Juca Souza”, casou-se novamente com uma prima-irmã, MARIA BENTA SALDANHA DE SOUZA ( 1852- 1932), “Mãe Benta”, casal que gerou a família conhecida como “os Souzas do Cadete”. Esta terceira “Maria Benta” ( prenome dos mais usados nas primeiras gerações da família Souza) era filha de Manoel Pereira da Cunha Medeiros, “Manduca Pereira” e  Ignácia Maria de Saldanha, que era irmã da mãe de Juca Souza.
Descendente direto, por linha masculina, do casal Joaquim José de Souza/Maria Benta de Saldanha, vive ainda hoje em São Joaquim o Sr. Sebastião Souza, filho de Francisco Pereira de Souza, “Chico Souza”, e de Ana de Oliveira Souza, “Sinhana”. Certamente, outras famílias joaquinenses descendem desse importante tronco, mas que não chegaram ainda ao conhecimento desta pesquisadora.
No breve resgate que estamos fazendo da história genealógica das famílias dos dez fazendeiros que assumiram a liderança da fundação de uma freguesia na Região da Costa da Serra, cujo objetivo era o de facilitar a vida das já inúmeras , mas isoladas famílias ali domiciliadas, distantes muitas léguas da única cidade existente, Lages, ganha destaque como fator predominante na formação da população joaquinense a grande consangüinidade entre as novas famílias que foram surgindo. Com muita propriedade pode-se afirmar que talvez não exista família dentre as das primeiras gerações que não tenha se miscigenado com as demais, como se todos os habitantes de nossa região formassem uma única e unida família.

Fontes: Inventários de Manoel Rodrigues de Souza, de João da Silva Ribeiro “Sênior”, de “Manduca Pereira”, todos arquivados no Museu do Judiciário Catarinense em Florianópolis. Acervo pessoal de Osny Vieira, Enedino B. Ribeiro e de Ismênia Ribeiro Schneider.

3 comentários:

  1. Sra. Ismenia

    Estou pesquisando a genealogia de minha familia,Meu nome IRINEU THEODORO DE SOUZA, filho de Luiz Theodoro de Souza, neto de Timotheo Ferreira de Souza e Bisneto de Luiz Theodoro de Souza.
    Gostaria de entrar em contato para poder ampliar minha pesquisa, como posso fazer? por email?

    ResponderExcluir
  2. meu avo nasceu em Curitibanos ou Lebon Regis em 1894 e creio ser descendente da familia Souza da Regiao, mas nao tenho informacao adicional,alem do nome de meu bisavo que encontrei no registro de batismo catolico naparoquia de Curitibanos (tenho copia)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Theodoro!
    Infelizmente não tenho dados sobre os ancestrais que você mencionou. Mas, pesquisando rapidamente no site www.familysearch.org, na Paróquia de Curitibanos, ano de 1894, encontrei o batismo de Timotheo, filho legítimo de Luiz Theodoro de Souza e de Julia Caetana de Oliveira. Ele foi batizado em 26 de novembro de 1894 e nasceu em 27 de maio do mesmo ano. Você pode visualizar o documento original neste link: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12526-16166-13?cc=2177296&wc=MFKV-NZ7:1030402401,1030402402,1030419401
    Nesse site, você pode procurar também por outros documentos, selecionando o nome da Paróquia e um livro de batismo, casamento ou óbito. A pesquisa fica mais difícil quando não se tem a data aproximada, mas é possível fazer uma estimativa de data e ir folheando as páginas dos livros.
    Boa sorte com a sua pesquisa!
    Se eu encontrar mais alguma informação sobre os seus ancestrais, volto a lhe escrever. Se desejar, deixe um e-mail para contato.
    Att.,
    Ismênia.

    ResponderExcluir