quarta-feira, 15 de junho de 2011

PRIMEIRAS DAMAS DE SÃO JOAQUIM: FLORINDA PEREIRA MACHADO

FLORINDA PEREIRA MACHADO

PRIMEIRA-DAMA NO PERÍODO 1895 - 1897:
Prefeito Leonel Caetano da Silva Machado


Por Ismênia Ribeiro Schneider

Dados pessoais:
Nome de solteira: FLORINDA PEREIRA DE JESUS
Pai: Manoel José Pereira de Medeiros, “Manduca Pereira”, (falecido em 1858)
Mãe: Ignácia Maria de Saldanha (1814-1904), filha de João da Silva Ribeiro “Sênior(1787-
1868) e Maria Benta de Souza(1790 -1868);
Esposo: LEONEL CAETANO DA SILVA MACHADO, filho de Antônio Caetano da Silva Machado e de Ismênia Moniz de Saldanha,  (1803-1888), “D. Yayá”
Nascimento de Florinda:  1839
Casamento:   ?
Falecimento:  ?

FLORINDA nasceu em 1839 na “Fazenda LAVATUDO”, perto de Santa Isabel.  De família rica e tradicional, viveu uma vida descuidada e tranquila no meio de oito irmãos, de inúmeros primos e amigos, filhos de fazendeiros da região de Santana, hoje Urupema, até o ano de 1858, quando, no dia 3 de setembro, morre prematuramente o pai, “Manduca Pereira”, deixando todos os nove filhos solteiros, sendo Florinda , 20 anos, uma das mais velhas. A mãe assume a direção das fazendas e dos negócios. Apesar de abastada, a vida familiar sofre radical mudança, pois ficaram seis órfãos menores, cuja tutela D. Ignácia Maria (46 anos) requer, missão extremamente difícil para uma mulher, discriminada naquele contexto de mundo machista.         
A família era proprietária de vários bens de raiz:
-         uma casa na vila de Lages, na rua da Cadeia;
-         casas e benfeitorias na “Fazenda Lavatudo”, domicílio da família;
-         campos e matos nessa fazenda;
-         uma parte de campos na “Fazenda do Socorro” em Bom Jardim;
-         uma parte de campos na “Fazenda Santa Bárbara” em Bom Jardim;
-         uma parte de terras de cultivo, embaixo da serra, no local denominado “Três Barras” (Imaruí)
-         uma parte nas três mangueiras, mais benfeitorias na “Fazenda do Socorro”;
-         uma parte de uma casa em São José na “rua do Fogo”;
-         uma parte de campos sitos “nas Taquaras”, Distrito da Freguesia de Santo Amaro (estes dois últimos itens são a legítima de Manduca Pereira no espólio de seu pai).
-          
A família PEREIRA DE MEDEIROS teve origem em Aririú, município de São José, na pessoa do rico negociante JOSÉ PEREIRA DE MEDEIROS (c.c. Vicência Rosa de Jesus)) que,com um irmão, querendo aplicar capital, comprou em “cima da serra” duas fazendas de criação de gado, localizadas em “Santana”, atualmente Urupema, “termo”(município) de Lages”, depois São Joaquim, delegadas aos filhos  da seguinte maneira:
-         Fazenda “Paisano”- deixada aos cuidados dos filhos homens,depois sua herança;
-         Fazenda do “Cedro”- delegada ao genro, Manoel Joaquim Pinto, depois herança da filha, Maria Joaquina de Jesus.
-         A mãe de Florinda, IGNÁCIA MARIA DE SALDANHA (1814/1904- viveu 90anos), pertencia à família RIBEIRO, filha de João da Silva Ribeiro(1787-1868),  chamado nas pesquisas de “Sênior”, para diferenciá-lo do filho do mesmo nome, o “Coronel João Ribeiro”(1819-1894), e de Maria Benta de Souza(1790-1857), esta, por sua vez, filha de um dos fundadores de Lages, Matheus  José de Souza, açoriano, dono da Fazenda do “Socorro” e de outras propriedades na região de Bom Jardim, casado com Clara Maria de Athayde, lageana. Seguindo antigo costume herdado de Portugal, as filhas mulheres herdavam o sobrenome de suas mães e/ou de suas avós. Por esse motivo, D. Ignácia Maria recebeu o sobrenome “Saldanha”, da avó paterna, Ana Maria de Saldanha, mulher de Pedro da Silva Ribeiro, proprietário da sesmaria do Pelotas, na região de Bom Jardim. A família Ribeiro tinha o seu reduto na região dessa fazenda, onde   D. Ignácia Maria recebeu sua herança, mais parte de terras de plantio em Imaruí.
Florinda era, pois, considerada, como se dizia na época, “uma rica herdeira”.
A Fazenda da “Divisa”, de propriedade da família MACHADO, ficava na mesma região da Fazenda “Lavatudo”,isto é, em Santana, hoje Urupema.  Foi, portanto, natural que os jovens LEONEL CAETANO DA SILVA MACAHADO e FLORINDA PEREIRA DE JESUS se encontrassem, se casassem e viessem a constituir mais uma tradicional família serrana.
Leonel Caetano era filho de Antônio Caetano da Silva Machado e de Ismênia Moniz de Saldanha (1803-1888), D. “Yayá”,  dos mesmos Saldanhas de D. Ignácia Maria.
Muito cedo, Leonel Caetano engajou-se nas lides políticas, vindo a se tornar o terceiro Prefeito de São Joaquim (na gestão de 1895 a 1897), seguindo tradição de sua família, originária de Sorocaba, São Paulo, na qual a Política estava como que no sangue de todos os membros da Família Machado.
Depois da Revolução de 1842, o chefe da estirpe, advogado e político em São Paulo, por divergências com o novo governo, retirou-se com a família para o Rio Grande do Sul, tendo, porém, uma parte dela permanecido em território catarinense, não se sabe por que razão. Dos filhos do Dr. Antônio Gomes Pinheiro Machado no estado sulino, o que mais se distinguiu, tornando-se um dos mais influentes políticos brasileiros da  época, foi o senador José Gomes “Pinheiro Machado” (1851-1915), assassinado no Rio de Janeiro.
O casal que se radicou em Santa Catarina era formado por Francisco José Machado de Vasconcelos e Ana Esméria da Silva. Dois de seus filhos tornaram-se conhecidos no Estado: José Joaquim Machado de Oliveira chegou a se tornar “presidente” (governador) de Santa Catarina entre 12.10.1836 e 14.10.1837, pai de Basílio Machado e avô do jurisconsulto e brilhante orador  Alcântara Machado. O segundo filho, Antônio Caetano da Silva Machado, dedicou-se à pecuária na região de Urupema, na época município de Lages. Antônio e Ismênia, pais de dezesseis filhos, foram tronco de uma das mais tradicionais famílias joaquinenses.

FILHOS DE LEONEL CAETANO E FLORINDA:

1-     CAETANO PEREIRA MACHADO
c.c. Iria de Medeiros
filha de Manoel Pereira de Medeiros e de Ismênia Maria de Saldanha;

2-     LEONEL PEREIRA MACHADO
c.c.
filha de
      
3-     JOSÉ CAETANO PEREIRA MACHADO
c.c. Florinda Pereira Machado
filha de  ?

4-     ISMÊNIA PEREIRA MACHADO (1869-1934) – “Palma”
c.c. Inácio da Silva Mattos (1860-1935) – “Palma”
filho de Antônio da Silva Mattos e de Maria Palhano Prestes de Jesus, “Mariazinha”
Troncos da conhecida Família PALMA de São  Joaquim (avós maternos desta pesquisadora);

5-     BELMIRA PEREIRA MACHADO
c.c. Manoel Inácio Pereira
filho de Inácio Rodrigues Nunes e Ana Inácia Pereira;

6-     ANA PEREIRA MACHADO
c.c. Basílio Florêncio Pereira
filho de José Florêncio de Medeiros e de Belisária Joaquina de Jesus;

       7-  FLORISBELLA PEREIRA MACHADO
 c.c. Januário Pereira
             filho de Manoel Pereira de Medeiros e de Ismênia Maria de Saldanha.







Nenhum comentário:

Postar um comentário