Índice deste Blog

4 comentários:

  1. Ismênia... primeiramente quero te parabenizar pelo importante e brilhante trabalho que tens desenvolvido. Como também sou descendente Ribeiro gostaria, se possível saber quem são os filhos(e se possível, netos) de João Batista Ribeiro de Souza e Cândida dos Prazeres. Dessa linha só tenho notícias de Edmundo e Enedino, primos de meu avô materno Lauro Severiano Ribeiro aos quais seguidamente se referia de uma forma sempre gentil. Pelo meu tio Afonso Maximiliano Ribeiro que ao longo dos seu 98 anos ainda extremamente lúcido tenho conhecimento de toda descendência Ribeiro da linha Afonso Ribeiro da Silva e Umbilina , seus avós paternos. Informo que minha mãe chamava-se Carolina Daura(Dna.Maninha). Desde já agradeço a atenção. Flavio José Ribeiro Valente. ( prof.valente@uniplaclages.edu.br

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Flávio!
    Muito obrigada pelo comentário! Fico muito contente em saber que meu trabalho está sendo acompanhado.
    Em 1840, João Batista de Souza, conhecido como Inholo, casou-se com CÂNDIDA DOS PRAZERES CÓRDOVA, de filha de Bento Ribeiro de Córdova e Maria Jacintha do Amaral. Dessa união oficial, nasceu uma filha:
    N6.5 - JÚLIA BAPTISTA DE SOUZA (11/05/1842 - 11/05/1883[vii]), que se casou com VIDAL JOSÉ DE OLIVEIRA RAMOS (26/12/1820 - 09/01/1908), filho de Laureano José Ramos e Maria Gertrudes de Moura.
    Nota: Em primeiras núpcias, Cândida dos Prazeres Córdova foi casada com Manoel Ribeiro da Silva (“Ribeirão”), com quem teve um filho: Manoel Ribeiro da Silva Filho (24/01/1827 – 11/11/1886[viii]), conhecido como “Ribeirinho”. Ribeirinho casou-se, em primeiras núpcias, com Brandina dos Prazeres e Silva (falec. 29/01/1847). Em segundas núpcias casou-se com Leocádia Damasceno de Córdova.

    Antes de se casar com Cândida, Inholo teve uma companheira, Maria Gonçalves do Espírito Santo, com quem teve quatro filhos.
    Você pode ver no meu Blog uma matéria que fala um pouco mais sobre isso:
    http://genealogiaserranasc.blogspot.com.br/2016/09/relacoes-entre-as-familias-souza-e-ramos.html
    Recentemente publiquei também um livro, "O voo das curucacas: estudo genealógico de famílias serranas de Santa Catarina, em que apresento, principalmente, a genealogia das Família Souza e Ribeiro.
    Espero que tenha lhe auxiliado!

    Apenas a título de curiosidade, eu sou filha de Enedino Batista Ribeiro e de Lydia Palma.

    Att.,
    Ismênia.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, dona Ismênia.Meu nome é Gilson Carlos Waltrick Camargo.Sou natural de São Joaquim onde ainda resido. Primeiro quero parabenizar a senhora pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo ao longo desses anos. Segundo dizer que eu adoro o assunto "genealogia". Só fazendo um estudo como esse é que se vê que aqui em São Joaquim somos mesmo uma grande família, pois pelos ancestrais, quase todos são parentes. Antes de conhecer o blog Genealogia Serrana, fui atrás de outras fontes para descobrir minhas origens. E consegui. Tanto dos Waltrick desde a vinda da Alemanha, como a dos Camargos da Espanha. Só que dos Camargos eu não conseguia fechar o elo dos Camargos de São Paulo(de onde vieram para cá) com os de Santa Catarina.Eu sabia até o Antônio Pereira de Camargo.Foi no seu blog na matéria sobre a primeira Dama de São Joaquim (Camila Maria de Jesus) que eu descobri que o pai dele (Antônio) chamava-se Anastácio Pereira de Camargo e como eu já tinha visto esse nome onde pesquisei o elo fechou. Só que não. Nossos parentes de Curitibanos falam que tinha o Antônio Pereira de Camargo, e o Antônio Pereira de Camargo Jr.(pai e filho). O primeiro é que seria o filho do Anastácio e o segundo pai do João Pereira de Camargo e a Camila(primeira Dama). Em lugar nenhum eu consegui descobrir se isso procede. Agora a pergunta: a senhora sabe de alguma fonte onde eu possa descobrir a veracidade dessa informação? Desde já agradeço e mais uma vez parabéns pelo seu trabalho o qual eu acompanho direto.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Ismênia!!
    Parabéns pelo seu trabalho. Considero de uma importância enorme para todos nós serranos e principalmente para nossos filhos, netos, bisnetos ...
    Como consigo seu livro: O Voo das Curucacas?

    ResponderExcluir